O outono, que começa nesta quinta (20), deve ser marcado por temperaturas dentro ou ligeiramente acima da média no Paraná, segundo o Simepar.
Ao contrário do ano passado, em que houve calor fora do padrão, a expectativa é de uma transição gradual para os dias mais frescos, com as primeiras geadas nas cidades mais frias do estado previstas para o final do mês de abril. O meteorologista do Simepar, Leonardo Furlan, destacou a mudança no padrão do tempo.
Com relação as chuvas, os meses de abril, maio e junho no Paraná, historicamente, apresentam redução no volume de chuva em relação ao verão. Sistemas de alta pressão atmosférica, que tem como característica o ar frio e seco, fazem com que o intervalo entre as chuvas também seja maior.
A previsão é de que a chuva siga o padrão histórico na região Leste. A precipitação acumulada ficará próxima ou abaixo do normal nas demais regiões do Estado, como já ocorreu em 2024. As regiões Oeste, Sudoeste, Centro Sul e Leste permanecerão com clima mais seco neste outono em comparação ao ano passado, pois nestas áreas choveu acima da média em 2024, segundo o Simepar.
Um dos fatores que costuma modificar o regime de chuvas são os fenômenos La Niña e El Niño. Segundo o meteorologista, os modelos numéricos projetam condição de neutralidade, sem a presença desses fenômenos.
As regiões Norte e Noroeste do Paraná merecem maior atenção com relação as chuvas. Segundo o meteorologista, Fernando Mendes, essas regiões se encontram em situação de seca leve, condição que pode se agravar com a diminuição das chuvas na nova estação.
O acumulado médio de chuvas no Litoral durante o mês de abril, por exemplo, varia de 111 mm a 211 mm; na Região Metropolitana de Curitiba varia de 39 mm a 96 mm; na região Central de 61 mm a 129 mm; na região Sul de 59 mm a 150 mm; no Sudoeste de 73 mm a 155 mm; no Oeste de 73 mm a 174 mm; e no Norte varia de 56 mm a 122 mm, segundo o Simepar.
Além da previsão para o outono, o Simepar também divulgou um balanço do verão de 2025.
Em comparação a 2024, a estação de 2025 foi mais chuvosa em quase todas as regiões, com exceção do Litoral e do Centro Sul – na região de Palmas choveu mais em 2023 e 2024 do que neste ano. Já em termos de temperatura média do ar, este ano foi mais ameno do que ano passado.
Mesmo assim, em 23 cidades do estado, o mês de fevereiro foi o mais quente da série histórica: Antonina, Ponta Grossa, Capanema, Cândido de Abreu, Cornélio Procópio, Fernandes Pinheiro, Cruzeiro do Iguaçu, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guaíra, Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Palmas, Palmital, Paranaguá, Pato Branco, Pinhão, Ponta Grossa, Santa Helena, Santo Antônio da Platina, Telêmaco Borba, Ubiratã, União da Vitória.
Para os primeiros dias de outono, de quinta a domingo (23), o tempo fica estável no Paraná, com predomínio de sol. Serão dias de bastante amplitude térmica, com manhãs de temperaturas amenas e nevoeiros, e tardes mais quentes.
Na quinta e na sexta pode ocorrer chuva fraca no Litoral. Até domingo, no Oeste, Norte e Noroeste, a umidade estará baixa, segundo o Simepar.
Fonte: CBN
Deixe seu comentário