88f95f42ab2d4a7bbb77af4a3b257f36_858x483

Expodireto Cotrijal 2025 debate impactos da estiagem

A abertura da Expodireto Cotrijal 2025, realizada nesta segunda-feira (10), foi marcada por discursos ressaltando a necessidade de soluções para os prejuízos causados pela estiagem no Rio Grande do Sul. O evento reuniu autoridades regionais, estaduais e federais, além de lideranças do agronegócio.

O presidente da Cotrijal, Nei César Manica, destacou o papel da feira ao longo de suas 25 edições como um espaço de inovação e defesa dos interesses do setor. “Foram vários anos consecutivos de frustração devido à falta de chuvas e em 2024 também por inundação. Precisamos de um novo projeto de securitização para dar condições aos produtores rurais de se manterem na atividade. Se o agro vai mal, há um efeito dominó negativo sobre toda a economia”, afirmou.

Manica também incentivou os agricultores a aproveitarem as oportunidades da Expodireto. “A Expodireto é o mundo do agronegócio, gera oportunidades de informação, negócios e conhecimento que vão auxiliar no trabalho das propriedades”, ressaltou.

A securitização das operações de crédito rural para produtores afetados por eventos climáticos extremos será debatida na Audiência Pública do Senado Federal na sexta-feira (14), no auditório central da feira.

O governador Eduardo Leite anunciou a liberação de R$ 46,7 milhões para municípios atingidos pela estiagem, além de novas ações dentro do Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável do Estado para minimizar os impactos climáticos.

Leite também ressaltou a importância da Expodireto Cotrijal como impulsionadora do agronegócio e confirmou a municipalização do trecho da rodovia que permitirá a expansão do parque da feira. “A municipalização do trecho da rodovia que vai possibilitar a ampliação do parque da Expodireto já está aprovada”, anunciou o governador.

A realocação da RS-142, que atualmente passa em frente ao parque, permitirá a ampliação da feira, abrindo espaço para mais expositores e novas oportunidades de negócios.

A Expodireto Cotrijal 2025 segue até sexta-feira (14), com programação completa e destaques disponíveis nas redes sociais do evento. O Portal Agrolink está presente para a cobertura completa do evento.

Educação

Cerca de 540 alunos e professores de cinco cidades do Rio Grande do Sul terão a oportunidade de conhecer de perto as modernas práticas do agronegócio gaúcho durante a Expodireto Cotrijal 2025, feira de destaque internacional, que acontece entre 10 e 14 de março, em Não-Me-Toque. Será mais uma edição do programa Vivenciando a Prática, da associação De Olho no Material Escolar.

As visitas das turmas aos estandes, com acompanhamento de monitores e técnicos, terão escolas das redes pública e privada de Não-Me-Toque, Victor Graeff, Passo Fundo, Sananduva e Ibiaçá, com turmas do fundamental II e Ensino Médio.

Além do Vivenciando a Prática, programa que já sensibilizou mais de 40 mil integrantes da comunidade escolar sobre o moderno agronegócio, desde 2021, em propriedades rurais, agroindústrias e eventos setoriais em todo o país, a programação também incluirá duas apresentações da peça teatral “Se Liga no Campo”.

Expodireto

Focada em tecnologia e negócios, a Expodireto Cotrijal tem como principal objetivo aproximar o produtor do conhecimento, das informações, da tecnologia consagrada e sacramentada nos órgãos de pesquisa ou nas empresas privadas e também de importantes debates ligados ao meio rural.

Para a De Olho no Material Escolar, é mais uma oportunidade para fazer a imersão dos estudantes na realidade do setor, aproximar teoria e prática, reconectar cidade e campo e mostrar as oportunidades pessoais e profissionais que o campo proporciona às novas gerações, com muita tecnologia e inovação.

Fonte e Foto: Agrolink – Seane Lennon/Expodireto Cotrijal

Tags: No tags

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *