transferir (1)

Porto de Paranaguá lidera exportação de soja no BR

O Porto de Paranaguá foi o responsável por mais de um terço da exportação nacional de soja no primeiro mês de 2024. Em janeiro, 37,5% do total exportado saiu do terminal no litoral do Paraná – que ocupa a primeira posição nesse tipo de atividade.

Em segundo lugar está o Porto de Santos, com 20,9% do total. Em terceiro, o porto de Rio Grande, com 10%. Os dados são do sistema para consultas de dados do comércio exterior brasileiro (Comex Stat). Em janeiro de 2024, o Paraná movimentou 1.822.656 toneladas do complexo soja, que abrange o farelo, grãos e óleo.

A matéria-prima é utilizada na produção de leite de soja, carne de soja, tofu, além de ração animal, produtos farmacêuticos, inseticidas, tecidos e tintas. O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, comemora os índices.

Os números representam um recorde de exportações para a Portos do Paraná. Em janeiro de 2024 foram mais de 5 milhões de toneladas movimentadas, volume 20% maior em comparação ao mesmo período do ano passado. Atualmente o principal destino das exportações pelos portos paranaenses é a China. A movimentação foi de US$ 758 milhões em janeiro.

Fonte: BandNews Foto: Claudio Neves

Tags: No tags

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *