Mulheres_abre

Paraná leva ao Congresso Nacional a maior Caravana de Mulheres do Agronegócio do País

Um grupo de 150 produtoras rurais do Paraná marca presença no Congresso Nacional de Mulheres do Agronegócio (CNMA), que acontece, nesta semana, nos dias 25 e 26 de outubro, em São Paulo. A delegação paranaense é a maior caravana do Brasil a participar do evento, representando a Comissão Estadual de Mulheres da FAEP (CEMF) e as 76 comissões locais espalhadas pelo Paraná.

Segundo Lisiane Czech, coordenadora da CEMF e vice-presidente da FAEP, o congresso contribui diretamente com uma das metas da comissão, que é ampliar a visão de negócios da mulher do agro.

“Esse evento traz o que há de mais inovador no agronegócio brasileiro atualmente. Nós encontramos uma grande variedade de temas em um mesmo lugar, o que possibilita uma diversidade de conhecimento para diferentes perfis de mulheres. Com certeza vamos levar novidades para o Paraná”, comenta Lisiane Czech, coordenadora da CEMF.

A coordenadora da CEMF destaca também a relevância do Paraná quando se trata de desenvolvimento agropecuário e, principalmente, uma agricultura mais sustentável. Esse é, inclusive, o tema do CNMA deste ano: “Dobrar o agro de tamanho com sustentabilidade: a marca brasileira”. O evento, na sua 8ª edição, reuniu mais de 3 mil mulheres de todas as regiões do Brasil, ampliando a troca de experiências e dando espaço ao protagonismo feminino no campo.

A programação incluiu temas em alta no agronegócio brasileiro, como liderança, sucessão, tecnologia, gestão moderna e ESG (sigla em inglês para designar boas práticas ambientais, sociais e de governança), além de assuntos relacionados ao autoconhecimento da mulher, como saúde física e mental.

6º Prêmio Mulheres do Agro

Flávia Saldanha Rodrigues, de Jacarezinho, do Norte Pioneiro; e Alessandra Barth, de Ipiranga, nos Campos Gerais posam para foto ostentando prêmio recebido no Congresso Nacional de Mulheres do AgronegócioFlávia Saldanha Rodrigues, de Jacarezinho, do Norte Pioneiro; e Alessandra Barth, de Ipiranga, nos Campos Gerais

No primeiro dia, um dos pontos altos do evento foi o 6º Prêmio Mulheres do Agro, promovido pela empresa alemã Bayer em parceria com a Associação Brasileira do Agronegócio (Abag). Nesta edição, o Paraná teve duas conquistas: 3º lugar na categoria pequena propriedade, com a produtora Alessandra Barth, de Ipiranga, nos Campos Gerais; e 1º lugar na categoria grande propriedade, e Flávia Saldanha Rodrigues, de Jacarezinho, no Norte Pioneiro.

A premiação condecora exemplos concretos de liderança feminina do agronegócio, contribuindo para que a atuação da mulher seja reconhecida e fortalecida no setor rural de todo o Brasil.

Fonte e Foto: Faep/Bruna Fioroni

Tags: No tags

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *