exportacoes-parana-quinto-maior-estado-brasil-economia-bilhoes-de-dolares

Portos do Paraná batem recordes de movimentação: o aumento foi puxado pela exportação de soja e açúcar

Mais de 65 milhões de toneladas foram movimentadas no ano passado pelos Portos do Paraná. O número é o maior já alcançado na história da instituição, fundada em 1935.

O recorde foi puxado pelo aumento de exportação de soja (47%) e açúcar (27%), se comparadas ao ano de 2022. Na importação o crescimento foi de 1%, com mais 22 milhões de toneladas, sendo considerado o maior canal de importação de fertilizantes do Brasil, em 2023, representou 25% da movimentação nacional. O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, relata que o crescimento é um conjunto de forças.

A expectativa para o ano de 2024 é um crescimento ainda maior. Para suprir esta demanda, será construído o Moegão, obra orçada em R$ 592 milhões, e que consiste na implantação de um sistema exclusivo de descarga ferroviária de grãos e farelos.

Segundo o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, a obra com 80% financiada pelo Banco Nacional do Desenvolvimento, deixará o Porto muito mais eficiente, com um ganho será de 63% na capacidade de desembarque de cargas.

Segundo o presidente do BNDES, Aloísio Mercadante, o projeto vai reduzir o custo e aumentar a eficiência da agricultura brasileira.

Além do crescimento de movimentação, o ano passado registrou um crescimento na geração de empregos. Em 2023, mais de 600 pessoas realizaram treinamentos de integração, representando um crescimento de 24,5% em comparação a 2022.

Ouça

Fonte: BandNews, Lucas Marconsoni Foto: Claudio Neves/AEN

Tags: No tags

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *