O Paraná terá um concurso para eleger o melhor café do estado. O anúncio foi feito durante a ExpoLondrina, realizada no norte do Paraná, nesta semana. O cultivo do grão ocupa cerca de 30 mil hectares, com produção de aproximadamente 700 mil sacas por ano.
O objetivo da iniciativa é estimular o aumento dessa área, presente atualmente em 187 cidades. Podem concorrer ao concurso Café Qualidade Paraná aqueles produtos que passaram por processamento natural, tanto na chamada via seca, em que os grãos são secados inteiros, ou pela via úmida, método em que a polpa do fruto é retirada antes da secagem.
Cada participante pode enviar de uma a cinco sacas, no padrão de 60 quilos. Os lotes vão passar pela avaliação física. O objetivo é detectar defeitos no produto, como grãos quebrados ou avariados. Cada entrega pode apresentar 12 problemas, sem ser desclassificada.
Já na segunda etapa serão analisados aroma, doçura, acidez, corpo, sabor, gosto remanescente e balanço da bebida. Em cada categoria, os finalistas até o terceiro lugar terão a compra do lote garantida pela cotação da bolsa de valores. Os vencedores serão divulgados em 30 de novembro.
Fonte: BandNews Foto: Divulgação
Deixe seu comentário