O setor sementeiro paranaense bem como o brasileiro iniciou o mês de agosto com a triste notícia da partida de um dos entusiastas do agronegócio no Brasil. No último domingo, 04/08, Rubens Carlos Buschmann, faleceu em Curitiba aos 95 anos.
Rubens deixou um extenso legado, principalmente ao setor de sementes do Estado do Paraná. Ativamente participou da fundação da Associação Paranaense dos Produtores de Sementes e Mudas – APASEM. Sendo que foi o primeiro presidente (em gestão provisória) e posteriormente assumiu os cargos em duas outras gestões – estando sempre na ativa na primeira década de vida da Associação.
Neste período consolidou a associação, que hoje 52 anos depois é referência no Brasil por ter voz e defender as necessidades do produtor de sementes pelo Paraná e pelo Brasil.
Um dos pioneiros no incentivo a utilização de semente certificada e no desenvolvimento do setor deixa um legado imensurável. Em um dos trechos do Livro 50 Anos Apasem, Sempre a Melhor Semente relata: “Na época a semente era um negócio empírico, rudimentar, a gente tinha que convencer o agricultor, explicar as vantagens.” Os desafios do setor continuam, mas as suas contribuições permanecem e demonstram que estamos no caminho certo!
A Apasem lamenta sua partida e agradece imensamente a dedicação de Rubens ao setor. Aos familiares e amigos expressa a Associação, seus sinceros sentimentos.
Deixe seu comentário