Durante a safra de 2021/22 o Brasil registrou a maior produção de trigo da história, com 7,7 milhões de toneladas do cereal. Números que são considerados importantes, mas a produção poderia ter sido ainda melhor, não fosse a falta de chuvas em alguns estados da região Sul. No Paraná, por exemplo, foram quase dois meses de seca, o que sem dúvidas acarretou prejuízos para os produtores.
Diante disso o planejamento do plantio com destaque para escolha da semente acaba sendo um fator primordial para garantir resultados positivos.
A escolha da cultivar que mais se encaixa às necessidades da propriedade precisa levar em consideração a situação climática e de solo. Existe uma infinidade de sementes que resistem bem à escassez de água. Com ajuda técnica escolha cultivares de trigo com ciclo superprecoce, que apresentam alto potencial produtivo, que sejam de rápido desenvolvimento inicial.
O mercado possui ofertas de qualidade. Separamos para você uma espécie indicada pela Embrapa, A cultivar de Trigo BRS Belajoia que é uma cultivar de ciclo precoce, indicado para as condições de plantio nos estados RS e SC, que apresenta o melhor pacote fitossanitário dispovivel no mercado. O tipo de semente é indicado também porque proporciona redução de custos no controle de doenças. Com resistência, por exemplo ao oídio e ao vírus do mosaico do trigo; além tolerância ao complexo de manchas, ferrugem da folha, septoriose e vírus do nanismo amarelo da cevada.
Segundo a Embrapa, a semente possui características diferenciadas de tipo de planta de porte baixo, tem total tolerância ao acamamento e excelente perfilhamento.
Fonte: Agrolink/Mônica Vieira, com revisão de Aline Merladete Foto: Divulgação
Deixe seu comentário