A identificação das plantas daninhas pelo uso das ferramentas de inteligência artificial e opções da robótica para o controle de plantas daninhas foi o assunto abordado pelo pesquisador Maurílio Fernandes de Oliveira, da Embrapa Milho e Sorgo, na 14ª edição do “Computer on the beach”. O evento, realizado de 30 de março a 1º de abril em Florianópolis-SC, foi promovido pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em parceria com outras instituições.
Em sua palestra “Aspectos relevantes entre Ciência de Dados e Agricultura”, o pesquisador exemplificou estudos dentro desta temática em práticas agrícolas e descreveu algumas opções de inteligência artificial e da indústria já disponíveis para a identificação e o controle de plantas daninhas. “A digitalização do Agro tem possibilitado o uso de dados já produzidos e publicados nas diversas áreas do conhecimento”, disse Oliveira.
Em adição, o palestrante mostrou as áreas de pesquisa em que trabalha atualmente, buscando prospectar parcerias do corpo docente especializado em ciência de dados, inteligência artificial e computação. O grupo participa da publicação de dois capítulos nesta temática no livro “Agricultura 5.0”, publicado em 2023.
De acordo com os organizadores, o “Computer on the beach” reúne profissionais, pesquisadores e acadêmicos da área de computação, para discutir as tendências de pesquisa e de mercado da computação em suas mais diversas áreas. Com histórico de publicações consolidado em mais de uma década de realizações, o evento atingiu o H5-index igual a 6 (fonte: Google Scholar).
Fonte: Embrapa Foto: Divulgação
Deixe seu comentário