8dcfd97533cf416b88082ce7fcba7768_858x483

Embrapa leva soluções inovadoras ao Show Rural Coopavel 2026

A Embrapa Agrobiologia estará novamente neste ano no Show Rural Coopavel, entre os dias 9 e 13 de fevereiro, em Cascavel, no Paraná, na 38ª edição da feira. Entre os destaques da Embrapa, os visitantes poderão conhecer as seguintes tecnologias do centro de pesquisa:

Aplicativo Guia InNat: Aplicativo móvel gratuito que auxilia o produtor rural a identificar inimigos naturais de pragas das lavouras. Com um smartphone em mãos, mesmo que off-line, o agricultor pode comparar um inseto encontrado em campo com a galeria de imagens disponível, o que facilita sua identificação como praga ou inimigo natural de pragas, auxiliando, assim, na prática do controle biológico conservativo.

App Restaura Mata Atlântica: Aplicativo móvel gratuito que fornece informações rápidas e dinâmicas sobre as características ecológicas, fisiológicas, fitotécnicas e econômicas de espécies florestais nativas da Mata Atlântica. O objetivo é estimular a restauração de áreas de preservação permanente e reserva legal, com foco no retorno econômico ou produtivo para o produtor rural (como extração de frutas, madeira ou pagamento por serviços ambientais).

Centro de Recursos Biológicos Johanna Döbereiner (CRB-JD) – Estrutura de referência na conservação, caracterização e disponibilização de microrganismos de interesse agrícola, apoiando pesquisas e o desenvolvimento de bioinsumos, especialmente para fixação biológica de nitrogênio e manejo sustentável da fertilidade do solo.

Combio: Produto biológico que combina três estirpes bacterianas, atuando na fixação biológica de nitrogênio, na promoção de crescimento e na prevenção de fungos em sementes de soja. O Combio oferece uma alternativa biológica ao produtor, substituindo o tratamento químico de sementes, que geralmente é incompatível com a inoculação de rizóbios.

Composto fermentado do tipo bokashi: Adubo orgânico, de origem japonesa, que atua tanto no fornecimento de nutrientes para as plantas quanto como condicionador biológico. Os compostos orgânicos fermentados do tipo bokashi são obtidos com base em ingredientes que não contêm resíduos tóxicos, misturando-se materiais com elevado teor de nitrogênio a outros com elevado teor de carboidratos, podendo ser preparados na própria propriedade, em associações ou cooperativas.

Dispositivo para propagação do morangueiro EcoVolver: Dispositivo utilizado para a propagação de plantas de morango a partir de um processo desenvolvido e patenteado pela HortiCulive, com a utilização da tecnologia de suporte agroecológico para plantas desenvolvida pela Embrapa e conhecida como xaxim agroecológico. A tecnologia possibilita alta taxa de enraizamento e sobrevivência de propágulos, é totalmente biodegradável, reduz o período de produção da muda, já vem com nutrientes necessários e ainda permite a adição de insumos biológicos. É adaptável a todas as cultivares.

Mecanização para corte e colheita da gliricídia: O sistema mecanizado para corte e colheita da gliricídia foi desenvolvido pela Embrapa para facilitar o processo de produção de biomassa da planta. A gliricídia é uma leguminosa que possui múltiplos usos na agricultura: além de fixar nitrogênio no solo, ela possui alto teor de proteína e é resistente à seca, podendo ser usada na alimentação animal e também como adubo verde. O sistema desenvolvido pela Embrapa é inovador, pois permite incluir a mecanização na produção de biomassa de gliricídia, facilitando todo o processo.

Quintais produtivos multifuncionais: O aproveitamento de espaços no entorno das residências urbanas ou rurais é uma prática que contribui para a geração de alimentos, renda e sustentabilidade socioambiental. A proposta é transformar esses locais em verdadeiros quintais produtivos, a partir da adaptação de diversas tecnologias, onde possam ser cultivadas hortaliças convencionais, plantas alimentícias não convencionais, frutíferas e também plantas aromáticas, condimentares e medicinais, aliadas ou não à criação de pequenos animais. Os benefícios são notáveis: combate à insegurança alimentar e consumo de alimentos saudáveis, geração de trabalho e renda, resgate de hábitos alimentares e maior integração social.

BioAS (Bioanálise do Solo): Tecnologia pioneira que insere o componente biológico nas análises de rotina de solos. Baseada na atividade de enzimas associadas aos ciclos do enxofre e do carbono, a BioAS funciona como um bioindicador de saúde do solo, permitindo antecipar alterações e auxiliar na tomada de decisões de manejo. Desenvolvida em parceria entre a Embrapa Agrobiologia e a Embrapa Cerrados.

Plataforma Saúde do Solo BR – Big data para solos resilientes e sistemas alimentares: Plataforma desenvolvida pela Embrapa Cerrados e Embrapa Agrobiologia a partir dos dados obtidos com a utilização da BioAS e a compilação dos resultados de 52 mil amostras de solo. O sistema de classificação considera os resultados das análises químicas e biológicas e organiza os solos em cinco padrões: saudável, em processo de degradação (adoecendo), degradado (doente), em recuperação e intermediário. A plataforma também apresenta um mapa de tendência do carbono do solo, e disponibiliza índices de ciclagem, armazenamento e suprimento de nutrientes. Os usuários podem explorar os dados por meio de filtros que permitem consultas em diferentes escalas espaciais e temporais, seleção por culturas agrícolas e classes texturais de solo.

Fonte: Agrolink Foto: Aline Merladete

Tags: No tags

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *