WhatsApp Image 2025-12-09 at 10.49.46

Ciclone extratropical: Paraná em alerta máximo para ventos de até 100 km/h e chuva intensa

A formação de um ciclone extratropical no oceano, na altura do Rio Grande do Sul, coloca toda a região Sul em rota dos efeitos deste fenômeno meteorológico. O Paraná tem cinco alertas vigentes até o final desta noite, emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O mais grave, o alerta vermelho atinge parte do Paraná e, embora já tenha provocado chuvas nesta segunda, 8, deve se intensificar nesta terça, 9, segundo as previsões.

Por conta do risco para todo do Paraná, a Defesa Civil Nacional e todos os institutos de meteorologia emitiram alertas que preveem chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, com ventos que podem passar dos 100 km/h, e queda de granizo. No Paraná, o alerta vermelho atinge o Centro-Sul e Oeste do Estado.

Alerta laranja prevê chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). O alerta abrange a região dos Campos Gerais, Norte, Nordeste e Noroeste do Paraná.

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), que emitiu o alerta para todo do Paraná, afirma que a terça será com chuva em todas as regiões do Paraná, com tempestades fortes que se distribuirão de maneira irregular pelo estado, avançando de sudoeste para nordeste.

A baixa pressão evoluirá para um ciclone extratropical, que, apesar de afetar mais o Rio Grande do Sul, contribui para a formação de frente fria. É este sistema frontal que deixa o tempo muito instável ao longo do dia no Paraná.

Atenção para os acumulados de chuva e também para as rajadas de vento (em torno dos 70 km/h) que podem provocar alguns transtornos.

Fonte: Bem Paraná/Ana Ehlert Foto: Divulgação

Tags: No tags

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *