BANNER-1110x453-Chuva-na-lavoura-2

Chuvas excessivas prejudicam o solo e reduzem a qualidade dos grãos

As sérias adversidades climáticas que atingem o Rio Grande do Sul também resultam em grandes prejuízos na agricultura em atividades como produção de grãos, avicultura, suinocultura, produção de leite, hortifruticultura e pecuária.

A engenheira agrônoma do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Passo Fundo, Coxilha e Mato Castelhano, Mariana Biff, revela que a colheita da soja na região de Passo Fundo foi interrompida devido às fortes chuvas, comprometendo a qualidade do grão e afetando negativamente a produtividade e o preço de entrega.

“Um agricultor relatou a perda de aproximadamente 6 sacas por hectare devido ao atraso na colheita, o que compromete a capacidade de pagamento dos custos de produção”, explica Mariana Biff. O segmento de hortifruticultura também sofreu perdas significativas, pois essas culturas são altamente sensíveis ao excesso de água.

Além das perdas agrícolas, há uma preocupante perda de solo em diversas áreas. Como informa a engenheira agrônoma Mariana Biff, “o volume anormal de chuva causou erosão, resultando na perda de fertilidade e de micro-organismos necessários para a produção agrícola. A correção desse solo pode levar anos e demandar investimentos substanciais para restaurar sua fertilidade e capacidade produtiva. É uma situação muito preocupante”, analisa a profissional.

Fonte: Comunicação do Sindicato dos Trab Foto: Divulgação

Tags: No tags

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *