WhatsApp Image 2026-03-12 at 11.09.20

CropLife Brasil lança videocast “Caminhos do Agro” sobre inovação e desafios da agricultura moderna

Programa reúne especialistas e representantes da cadeira produtiva para debater temas relevantes do setor de forma didática e acessível

A CropLife Brasil lança, nesta terça-feira (10), o Caminhos do Agro, videocast setorial sobre agricultura moderna. O programa reúne jornalista e convidados da cadeia produtiva para abordar a realidade, os desafios e as tendências do campo. O novo espaço busca promover debates sobre temas relevantes do agro de forma leve e didática, esclarecer dúvidas sobre o uso de insumos agrícolas, destacar a importância da adoção das boas práticas e mostrar como inovação na lavoura se conecta à segurança do alimento na mesa. A produção audiovisual é uma parceria entre a entidade e a RW Cast, a central de podcasts do Grupo Radioweb. 

“Nossa proposta é trazer assuntos relacionados ao campo e conectar a sociedade à agricultura moderna. Por meio de dados precisos e convidados que são referência no setor, queremos reunir os elos da cadeia produtiva para um diálogo aberto e acessível a todos. Em 2025, o agronegócio liderou o crescimento da economia com uma alta de 11,7% no PIB brasileiro; nosso objetivo é mostrar a complexidade e a inovação do setor de insumos agrícolas que contribuem para esse resultado”, destaca o Gerente Executivo na CropLife Brasil, Renato Gomides. 

Os episódios vão ao ar toda segunda terça-feira do mês e serão disponibilizados nas principais plataformas digitais: canal do YouTube da CropLife Brasil, iHeartRadio, Apple Podcasts, Deezer e Spotify.

1º Episódio

O episódio de estreia aborda os “desafios no controle de pragas na agricultura brasileira”, um dos problemas mais complexos da produção agrícola em regiões tropicais. No bate-papo, assuntos como uso de defensivos químicos, regulação e segurança na lavoura, técnicas agronômicas de controle e manejo de ameaças, vão detalhar todo o processo de produção do alimento até a chegada na mesa do consumidor. Participam da conversa o especialista regulatório da CropLife Brasil, Rafael Cordioli; o coordenador-geral de Agrotóxicos e Afins do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), José Victor Torres; e o agricultor, diretor de Relações Institucionais e sócio-fundador da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), Luiz Roberto Barcelos.

“Vejo que é uma excelente oportunidade de trazermos esclarecimentos ao público em geral, voltado ao tema de insumos agrícolas. (…) Um princípio da agronomia é utilizar o defensivo químico quando realmente há demanda. O processo exige que um profissional agrônomo vá ao campo, faça a prescrição do receituário agronômico para o controle de uma determinada praga. Então é importante entender que o agricultor só lança mão e utiliza o defensivo quando realmente precisa, quando a infestação e ataque das pragas alcançou um nível em que é necessário entrar com o controle fitossanitário”, explica Rafael Cordioli, da CropLife Brasil.

Fonte: CropLife Brasil

Tags: No tags

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *