No estado do Paraná, há aproximadamente 4 mil produtores que adotam práticas orgânicas, o maior número em todo o país. Segundo informações fornecidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), esses produtores representam 16% do total de agricultores certificados no Brasil que não utilizam agrotóxicos em sua produção.
A redução do uso desses produtos pode ser tratada com técnicas agroecológicas de cultivo. É o que explica o engenheiro agrônomo do IDR-PR Edivan José Possamai.
Segundo ele a produção agroecológica substitui técnicas nocivas de uso de agrotóxicos para o controle de pragas e doenças por técnicas de manejo.
Apesar do Paraná ser reconhecido nacionalmente pelo destaque na agricultura orgânica, o Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) registrou um aumento significativo de 7 vezes nas apreensões de agrotóxicos em comparação com o ano de 2021. Conforme informações fornecidas pela corporação, a maioria dos produtos confiscados são classificados como proibidos para uso no país.
Fonte: Band News/Izabella Machado, com supervisão de Lorena Pelanda Foto: Jaelson Lucas/AEN
Deixe seu comentário