FL - Embrapa traz experiência de realidade aumentada na Expo

FL - Embrapa traz experiência de realidade aumentada na Expo

11 de abril, 2019

A Embrapa Soja traz experiências e informações interativas e tecnológicas para quem visitar seu estande institucional durante a ExpoLondrina 2019. Os visitantes podem conhecer uma tecnologia que permite a avaliação de potássio em folhas de soja a campo (Fast-K), além uma experiência em realidade aumentada no sistema de ILPF (Integração Lavoura-Pecuária-Floresta), jogos interativos sobre o MIP (Manejo Integrado de Pragas) e demonstração de boas práticas agrícolas em soja.

A partir de um óculos de realidade aumentada, os visitantes do estande poderão visualizar como ocorre a transformação de uma área degradada, com baixa capacidade de produção, em uma área produtiva e sustentável. Para isso, eles passarão por um percurso em que será possível ver desde a correção do solo para o plantio agrícola até a entrada do gado em uma pastagem reformada, ou ainda, o plantio de árvores num sistema com o componente arbóreo. A ILPF é uma tecnologia produtiva que integra diferentes sistemas produtivos - agrícolas, pecuários e florestais - dentro de uma mesma área.

Já o Fast-K é uma ferramenta criada para aprimorar o manejo nutricional da soja. Por ela, é possível avaliar o teor do potássio, mineral simbolizado pela letra K na tabela periódica, nas folhas de soja. A tecnologia é de fácil utilização e interpretação e permite ao produtor ter tempo hábil para tomar decisões em relação ao uso de insumos agrícolas de modo a evitar perdas e garantir a produtividade.

O centro de pesquisa realiza também, no dia 10 de abril, um painel com uma análise sobre a soja na safra 2018/2019, com foco nos desafios para o enfrentamento das adversidades climáticas. No Pavilhão SmartAgro iremos promover um painel, junto com parceiros, para debatermos e analisarmos a última safra de soja. Além disso, junto com o Emater vamos demonstrar a importância da adoção de boas práticas agrícolas”, ressalta o chefe-geral da Embrapa Soja, José Renato Bouças Farias. Além de pesquisadores da Embrapa Soja, irão participar do evento representantes do Emater e da Ocepar (Organização das Cooperativas do Paraná).

Oficina temática

No dia 11, às 14h, a Embrapa promove uma oficina temática sobre MIPD (Manejo Integrado de Pragas e de Doenças), inoculação e coinoculação; inoculação do capim braquiária e consórcio de milho safrinha com braquiária na Fazendinha. O objetivo é discutir e difundir a adoção de boas práticas agrícolas para melhores resultados técnicos e econômicos na produção de grãos.

Fonte: Folha de Londrina Foto: Divulgação

Comente pelo Facebook

Proluv
Top