CBN - Clima motiva atraso no plantio do milho

CBN - Clima motiva atraso no plantio do milho

08 de abril, 2021

Apesar do plantio da segunda safra de milho 2020/21 estar em processo de finalização no Brasil, os atrasos motivados pelo ciclo mais tardio da soja e também pelo excesso de chuvas em fevereiro e março já trazem impactos nas perspectivas de rendimento em estados como Paraná, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

A consultoria StoneX, em sua estimativa de abril, mostra um corte de 4,5% na produção da safrinha em relação ao número divulgado em março, ficando em 77,65 milhões de toneladas. Mesmo com a queda, o resultado ainda mostra que a produção da atual safra será recorde.

A StoneX lembra ainda que os estoques finais podem voltar a ficar abaixo de 10 milhões de toneladas, situação que reforça o cenário de preços fortalecidos do cereal. (Fonte: StoneX)

Agronegócio

Em 2020, o agronegócio foi um dos poucos setores que continuaram crescendo. De acordo com o Relatório Macrossetorial Anual 2020, divulgado pela Costdrivers, uma plataforma de inteligência de mercado que mede indicadores e analisa projeções para tomadores de decisão dos setores de compras e suprimentos, antes mesmo da Covid-19 explodir, os preços da soja e do milho já seguiam em aceleração devido à precificação internacional.

Exportação

O alto volume de exportação, principalmente da soja e do milho, continuou favorecendo a elevação dos preços, agravada pelas restrições de oferta na América do Sul. Já o açúcar, outro componente de destaque na produção nacional, foi o menos afetado em 2020, devido à queda da cotação do petróleo. Mas, com a recuperação dos mercados e a sazonalidade do setor, os preços voltaram a crescer, apesar de ter apresentado o menor acumulado do ano ante a soja e o milho.

Preços

Para 2021, o Relatório Macrossetorial da Costdrivers prevê um acumulado de preços mais contido para este ano, com a soja alcançando um máximo de 17,88%, enquanto o milho fica em 21%. O açúcar deve apresentar um avanço de 10,18% até dezembro/2021. (Fonte: Inteligenzia)

Fonte: CBN Foto: Divulgação

 

 

Comente pelo Facebook

Proluv
Top