AGROLINK - Como o nitrato de amônio pode contribuir para a agricultura

AGROLINK - Como o nitrato de amônio pode contribuir para a agricultura

15 de outubro, 2020

O nitrato de amônio é um produto químico de extrema importância para o desenvolvimento da qualidade de vida das pessoas, tendo seu principal uso na produção de alimentos em forma de fertilizante, graças ao seu alto teor de nitrogênio.

Nutriente vital para as plantas, o nitrogênio é absorvido por elas nas formas químicas nítrica e amoniacal. Em algumas fontes está na forma amídica (ureia), por exemplo, e então precisa ser convertido. É durante esse processo que pode ocorrer a volatização, que é quando o nitrogênio é perdido para o ar na forma gasosa (amônia).

Por outro lado, os fertilizantes à base de nitrato de amônio dificilmente volatizam. Isso porque o nitrogênio já se encontra nas formas nítrica e amoniacal, ou seja, exatamente as formas químicas que as plantas precisam e absorvem do solo. Por este motivo o uso de fertilizantes à base de nitrato de amônio, contribui para aumentar a eficiência do nitrogênio na agricultura.

Existem soluções pensadas para evitar esse tipo de perda: os produtores podem procurar fertilizantes de alta tecnologia e já nas formas de melhor absorção pelas plantas. Para garantir mais produtividade e rendimento, o ideal são produtos à base de nitrato de amônio com nutrientes de alta qualidade, capazes de oferecer uma nutrição uniforme e eficiente a diferentes culturas.
Mais sustentabilidade na lavoura com os nitratos de amônio

Em comparação com outras fontes de Nitrogênio, na aplicação no campo o nitrato de amônio emite menos CO² e as perdas por volatilização de amônia são mínimas. Além disso, o uso contínuo do composto pode melhorar a produtividade das colheitas, já que ocorre um aumento dos rendimentos com o passar dos anos. Com isso, o impacto ambiental é menor e os rendimentos maiores em diversas culturas, especialmente em regiões tropicais. Com estes benefícios, o nitrato acaba sendo um importante aliado do produtor rural na busca por uma produtividade sustentável em suas lavouras.

Fonte: AGROLINK Foto: Senar

Comente pelo Facebook

Proluv
Top