Paraná é o segundo maior produtor de grãos do Brasil

Paraná é o segundo maior produtor de grãos do Brasil

05 de janeiro, 2021

2020 termina com o Brasil se consolidando e afirmando como o maior produtor e exportador mundial de soja. A soja foi o principal item da pauta exportadora do Brasil, já que carrega uma considerável e importante competitividade não só em termos de preços, mas também de qualidade em relação seus principais concorrentes, os EUA e a Argentina.

Da mesma forma, a importância da soja para o mercado interno também foi significativa. Os preços alcançaram patamares recordes, historicamente altos, mas que exigiram estratégias ainda mais detalhadas para a comercialização, tanto por parte dos vendedores, quanto dos compradores.

A saca de soja chegou a bater nos R$ 170,00 ao longo do ano, com muitas vezes o mercado interno pagando melhor do que a exportação dada a demanda intensa e os estoques quase inexistentes no segundo semestre. (Fonte: Notícias Agrícolas)
Mesmo registrando a pior estiagem dos últimos 100 anos, o estado do Paraná consolidou-se como o segundo maior produtor de grãos do Brasil em 2020. Em quase 10 milhões de hectares, o Paraná colheu 40,57 milhões de toneladas de grãos, somando as três safras cultivadas no estado. O Mato Grosso segue sendo o maior estado produtor do país, segundo dados da Conab.

Para a safra 2020/21, que está sendo plantada com atraso pela escassez de chuvas, a estimativa é de produção de 24,3 milhões de toneladas para a primeira etapa que começa a ser colhida em janeiro de 2021. (Fonte: Agrolink)

E segundo analistas da Scot Consultoria a pecuária registrou preços recordes para a arroba em 2020 diante da oferta restrita de animais e demanda externa aquecida. Para 2021, a expectativa é que tenha um leve aumento na oferta de animais e isso não deve impactar na formação de preços.

Analistas da Scot ainda reforçam que para o ano que se inicia, os preços da carne ao consumidor devem ficar mais elevados do que foi no ano de 2020. (Fonte: Notícias Agrícolas)

Ouça a coluna completa

Fonte: CBN Foto: Divulgação

 

 

 

Comente pelo Facebook

Proluv
Top