Mantenha-se bem informado lendo as publicações produzidas por nossa agência de notícias.

  • Paraná deverá produzir 40 milhões de toneladas de grãos

    29 de setembro, 2020

    Paraná deverá produzir 40 milhões de toneladas de grãos

    A Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento divulgou relatório mensal de acompanhamento da safra relativa ao mês de setembro, que estima uma produção de 24,3 milhões de toneladas para a safra de grãos de verão 2020/21, e 40,8 milhões de toneladas para a safra total de grãos 2019/20 que está em fase de encerramento. Saiba mais.

  • Encontro Técnico:

    24 de setembro, 2020

    Encontro Técnico: "Qualidade e Legislação de Sementes"

    A Comissão de Sementes e Mudas do estado do Paraná (CSM/PR) promove o Encontro Técnico: "Qualidade e Legislação de Sementes", no dia 7 de outubro, das 9h às 11h. A transmissão será ao vivo pelo YouTube. Confira a programação.

  • Adapar alerta sobre recebimento de sementes não encomendadas

    22 de setembro, 2020

    Adapar alerta sobre recebimento de sementes não encomendadas

    Pacotes de sementes como “brindes” de produtos comprados pela internet, ou até sem a solicitação de qualquer encomenda, podem trazer pragas, doenças e plantas daninhas que não existem no País, capazes de causar graves prejuízos à agricultura e ao meio ambiente. Saiba mais.

  • CIDASC emite alerta à população de Santa Catarina

    17 de setembro, 2020

    CIDASC emite alerta à população de Santa Catarina

    Estas sementes, não solicitadas, estão sendo endereçadas à cidadãos comuns, em pequenos pacotes atrelados à compra realizada, como se fossem um brinde. Em alguns casos, até mesmo pessoas que não tenham solicitado qualquer mercadoria daquele País recebem estas embalagens. O conteúdo destes pacotes são sementes de diferentes espécies vegetais não identificadas.

  • Safra do Paraná começa com preços bons e clima seco

    15 de setembro, 2020

    Safra do Paraná começa com preços bons e clima seco

    Mais uma vez, a soja é a preferência nas lavouras paranaenses de verão, com uma área estimada em 5,53 milhões de hectares, 65 mil a mais em relação à safra anterior. Esse aumento, mesmo que modesto, reflete a disposição do produtor paranaense em continuar investindo na oleaginosa, cujos preços vêm batendo recordes históricos.

  • No Paraná, Vazio Sanitário da Soja termina quinta-feira

    10 de setembro, 2020

    No Paraná, Vazio Sanitário da Soja termina quinta-feira

    Após três meses de vigência, o período do Vazio Sanitário da soja acaba nesta quinta-feira (10), quando o plantio do grão estará liberado em todo o Estado. O Vazio Sanitário é uma medida de manejo agrícola prevista em legislação fitossanitária adotada pela Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná). O objetivo é conter o avanço da ferrugem da soja, doença que se não for controlada de forma adequada pode causar prejuízos econômicos de até 90% à cultura da soja no Estado.

  • Oportunidade

    03 de setembro, 2020

    Oportunidade

    Apasem está com vaga aberta para Diretor Executivo. Saiba mais.

  • Pirataria que dissemina doenças na lavoura

    01 de setembro, 2020

    Pirataria que dissemina doenças na lavoura

    Produzidas clandestinamente, sementes sem procedência também têm impacto negativo na produtividade e podem implicar em prejuízos. Confira na íntegra Reportagem Especial Produzida pela Revista do Sistema FAEP.

  • Coopera Paraná realiza evento online sobre desafios de comercialização

    27 de agosto, 2020

    Coopera Paraná realiza evento online sobre desafios de comercialização

    O Programa Estadual de Apoio ao Cooperativismo da Agricultura Familiar (Coopera Paraná) realiza, nesta quinta-feira (27), a primeira reunião online, com o objetivo de discutir os desafios para o cooperativismo da agricultura familiar no Estado, particularmente a comercialização e os mercados. Confira a programação.

  • Onde se produz milho e soja no Paraná?

    25 de agosto, 2020

    Onde se produz milho e soja no Paraná?

    É normal que a gente não repare tanto nos detalhes do caminho até nossa casa. O “caminho da roça” vira algo controlado pelo piloto-automático do nosso cérebro. E isso funciona muito bem… até termos que explicar para alguém como chegar na nossa residência. “Siga sempre pela principal” e “vire à esquerda no pé de manga” são orientações comuns, mas bem imprecisas. E se dissermos que essa é uma situação que pode ser comparada, de certa forma, ao que acontece no campo paranaense?

  • Análise de Patologia

    20 de agosto, 2020

    Análise de Patologia

    Com o intuito de ampliar a gama de serviços oferecidos aos produtores de sementes do Paraná e de outras regiões brasileiras, o laboratório da APASEM Ponta Grossa, inicia um importante passo para oferecer testes voltados a identificação de patógenos em sementes.

  • Sementes de alta tecnologia

    14 de agosto, 2020

    Sementes de alta tecnologia

    Alto poder de germinação e vigor colocam paraná na vitrine dessa produção tão valorizada no país.

Proluv
Top