Exportações do agronegócio chegam a valor recorde em julho

Exportações do agronegócio chegam a valor recorde em julho

17 de agosto, 2021

As exportações do agronegócio em julho deste ano chegaram ao valor recorde de $11,29 milhões de dólares, 15,8% superior ao exportado no mesmo mês do ano passado.

De acordo com a análise da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, o crescimento das exportações está ligado à elevação do índice de preços dos produtos do agronegócio, exportados pelo Brasil, que foi 28,5% na comparação de julho de 2020 e julho de 2021.

Os cinco principais setores exportadores do agronegócio brasileiro em julho de 2021 foram: o complexo soja, carnes, produtos florestais, complexo sucroalcooleiro e cereais.

O saldo da balança comercial do agronegócio atingiu $10 bilhões de dólares. O agronegócio contribuiu com 44,2% na participação das exportações totais brasileiras.

O prazo para entrega da declaração do ITR, Imposto Territorial Rural, referente ao exercício de 2021, começou nessa semana.

O procedimento é obrigatório para as pessoas físicas e jurídicas, proprietárias, titulares do domínio útil ou possuidoras de qualquer título de imóvel rural, inclusive a usufrutuária.

A declaração deve ser feita de forma online, por meio do programa gerador da declaração do ITR 2021, disponibilizado pela Receita Federal. A data limite para realizar o procedimento é 30 de setembro.

O sistema FAEP Senar-PR reforça uma prática importante a agricultores do estado, eliminar o milho voluntário, conhecido como Tiguera ou Guaxo.

A erradicação dessas plantas é uma prática de manejo determinante para manter longe da lavoura a cigarrinha do milho, inseto que causa doenças conhecidas enfezamentos e vem provocando prejuízos no estado entressafras.

Em sua primeira projeção de embarques de soja para o ano que vem, a consultoria Safras&Mercado, estima que as exportações de soja do Brasil deverão totalizar 90 milhões de toneladas em 2022, renovando um recorde após a máxima histórica estimada em 86 milhões de toneladas para 2021.

Fonte: CBN Foto: Jaelson Lucas/Arquivo AEN

Comente pelo Facebook

Proluv
Top