Confira o discurso de posse do presidente Paulo Pinto

Confira o discurso de posse do presidente Paulo Pinto

13 de março, 2019

Quero dizer que estou muito feliz, honrado e motivado em assumir a presidência da associação. Acompanhei, como diretor, os trabalhos desenvolvidos com maestria pelo Presidente Josef Pfann. Seu empenho e profissionalismo trouxe uma dinâmica bastante apropriada para a instituição, com o porte e representatividade da Apasem.

Obrigado Pfann, por nos representar tão bem nestes dois últimos anos.

Me comprometo a fazer o possível e não medir esforços para seguir com esse trabalho, dando continuidade a projetos e atividades que engrandecem a associação.

Para isso, conto com vocês, diretores eleitos, funcionários e parceiros. Juntos faremos muito mais e vamos buscar deixar a nossa importante contribuição para a Apasem e seus associados, bem como ao setor sementeiro e produtivo como um todo.
Assumimos a Apasem em um momento muito importante de nosso país. Novo governo, Ministério da Agricultura mais fortalecido, novos rumos na política!

É hora de olhar pra frente, de planejar e definir estratégias. A Agricultura 4.0:  a revolução tecnológica já é uma realidade. Não há como ser competitivo, sem o uso de melhoramento genético em sementes, uso de robôs, microchips, computação em nuvens, drones, etc...
Assim, estamos diante de oportunidade ímpar para o setor do agronegócio que se posiciona como um motor para o desenvolvimento sustentável do país. Estudo da OCDE e da FAO mostram que nos próximos dez anos é preciso aumentar a oferta global de alimentos em 20%.

E, para que isso aconteça, o Brasil precisa aumentar sua oferta de alimentos em 40%. Dessa forma, esperamos um ambiente de negócios mais favorável aos investimentos.

Neste sentido, acreditamos serem fundamentais medidas como: Reforma da Previdência, simplificação tributária, desburocratização, investimentos em infraestrutura e logística, estímulos às instituições eficazes responsáveis e transparentes, entre outras.
Representando um setor primordial da economia, temos que nos empenhar para que o projeto do governo brasileiro possa deslanchar e desta forma a gerar riqueza para toda a sociedade, contribuindo com a nossa competência, inteligência e experiência no setor de sementes, onde tudo começa na agricultura.

Como diz o velho ditado: a semente é o começo de tudo.

Precisamos continuar a contribuir e atuar de forma severa no combate a práticas lesivas aos interesses do setor.

Defender sempre a boa semente, a semente legal, isto é, cumprindo as leis vigentes em nosso país.

Uma agenda positiva com assuntos relacionados a biotecnologia, inovações e novos processos visando melhorar sempre a produtividade e a eficiência, com a redução de desperdícios e consequentemente de custos.

Espero poder contar cada vez mais com as parcerias que foram criadas ao longo dos anos com a Abrasem, Ministério da Agricultura, Secretaria da Agricultura do Paraná, Adapar, CSM/PR, Ocepar, Fundação Meridional, Embrapa, Iapar e agora recentemente a Polícia Rodoviária Federal. Com destaque ao BRDE, parceiro imprescindível ao financiamento do setor sementeiro.

Na esfera administrativa, quero conclamar toda a direção eleita e associados para cada vez mais, melhorar os serviços prestados de forma continua visando acompanhar a revolução tecnológica que o mundo moderno nos impõe.

Buscaremos trabalhar no fortalecimento da cadeia de produção de forma sustentável.

Para isso, colocaremos a associação à disposição de todos os setores, públicos ou privados, para que em conjunto possamos alavancar o crescimento e o profissionalismo na produção de sementes por meio de transferência de tecnologias, buscando gerar renda aos que se dedicam ao setor.

Precisamos como instituição e associados, permanecer unidos. Somente desta forma continuaremos fortes e teremos condições amplas para representar toda a classe perante os poderes legislativo, executivo e judiciário, conferindo-lhe a credibilidade necessária para reivindicar e conquistar os espaços que lhes são de direito no cenário do agronegócio.

Concluindo, deixo mais uma vez, o meu agradecimento à direção anterior, aos funcionários e parceiros que conduziram a Apasem até aqui. Agradeço também, a presença de todos.

Muito obrigado. Que os próximos 24 meses sejam períodos de conquistas e êxito.  Muito obrigado!
 

 

Comente pelo Facebook

Proluv
Top