APASSUL comemora 50 anos

APASSUL comemora 50 anos

04 de dezembro, 2018

Aniversário da APASSUL foi celebrado no dia 30 de novembro, com a presença de muitos profissionais que fizeram e fazem  a história da associação, além de autoridades do setor sementeiro e agrícola.

Durante o evento alusivo aos 50 anos, da esq. à dir., o Diretor Executivo da Apasem, Oribel Silva, o Presidente da Abrasem, Claúdio Manoel da Silva; e o Presidente da Apasem, Josef Pfann Filho

Há 50 anos, uma história de pioneirismo e inovação no setor sementeiro gaúcho tinha início com a criação da Associação dos Produtores e Comerciantes de Mudas e Sementes do Rio Grande do Sul (APASSUL). Fundada em 1968, a entidade nasceu com a missão de defender os interesses da categoria de produtores de sementes autônomos e tornou-se uma inspiração para o surgimento de associações semelhantes em todo o país. Neste ano, como forma de celebrar meio século de realizações em prol da agricultura brasileira.

A comemoração, que aconteceu no Gran Palazzo Centro de Eventos no último dia 30,  contou com a presença de diversas autoridades ligadas ao setor e figuras relevantes para a história da entidade. “É um prazer prestigiar esse momento. A APASSUL é uma instituição a qual nos inspira por sua trajetória e pela expressão no agronegócio, defendendo o setor de produção de sementes no Rio Grande do Sul e no Brasil”, disse, Josef Pfann Filho, presidente da Apasem, que esteve presente ao evento.

Hoje, ao completar 50 anos operando como uma das mais importantes, tradicionais e atuantes entidades do setor sementeiro e do agronegócio brasileiro, a APASSUL se mantém fiel aos seus objetivos iniciais. Diariamente, trabalha para congregar produtores de sementes, cuidar dos interesses dos seus 107 associados, trocar¬ informações técnicas, promover o uso de semente certificada e fiscalizada.

Além disso, é associada à Associação Brasileira de Sementes e Mudas (ABRASEM), membro da Comissão de Sementes e Mudas do Rio Grande do Sul (CSM/RS) e idealizadora, à frente da CSM, do Encontro de Produtores de Sementes do RS e o Treinamento de Responsáveis Técnicos, que, há seis edições, reúne um público de aproximadamente 400 pessoas no município de Santana do Livramento. Ao longo de sua trajetória, a APASSUL contribuiu ativamente na luta em prol do setor sementeiro gaúcho e brasileiro.

Entre o histórico de conquistas fundamentais para a agricultura de todo o país, destacam-se a criação da categoria de produtor de sementes pessoa física; a participação na criação da Associação Brasileira de Sementes e Mudas (ABRASEM); a participação nas discussões que levaram à elaboração da Lei de Sementes de 1977, Lei de Proteção de Cultivares de 1997 e Lei sobre os Organismos Geneticamente Modificados (OGM) de 2005; a criação de linhas de crédito específicas para a produção de sementes; a obrigatoriedade do uso de semente fiscalizada nas operações de crédito rural; o estabelecimento de preço mínimo para as sementes; a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para exportação de sementes para outros estados brasileiros; e o aumento da taxa de uso de semente legal de soja no RS.

Fonte: Assessoria Apasem com Comunicação Apassul

 

Comente pelo Facebook

Proluv
Top