Análise de sanidade em sementes

Análise de sanidade em sementes

18 de março, 2021

O Laboratório de Análise de Sementes da Apasem, situado em Ponta Grossa (PR), recebeu do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) a autorização para realização de testes de sanidade em sementes.

Auditoria - A informação chegou à Associação no começo de março, depois de o Mapa ter realizado auditoria, resultando na autorização para prestação de serviços em ‘Blotter Test’, aplicado a todas as espécies do escopo do laboratório bem como para avaliação específica para antracnose em feijão e soja.

Registro - “Somos um dos poucos laboratórios no Brasil a ter o Renasem (Registro Nacional de Sementes e Mudas) com autorização de análise de sanidade. Antes de buscar essa autorização, investimos em equipamentos, estrutura física e treinamento das equipes técnicas do laboratório”, explica o presidente da Apasem, Paulo Pinto de Oliveira Filho.

Demanda - O dirigente destaca ainda que o novo serviço vai atender a uma alta demanda percebida pela Apasem nos últimos anos, na busca por esse serviço. “Tanto o produtor paranaense quando de qualquer outro ponto do Brasil pode acessar o laboratório e enviar as suas amostras. Estamos prontos para atender aos pedidos”, destaca o presidente.

Espécies - Hoje, o LAS Apasem Ponta Grossa possui 55 espécies de sementes em seu escopo de análise. Das mais tradicionais como soja, trigo e milho, até as mais especificas como o tabaco. A intenção com a ampliação do portfólio é agregar valor aos serviços prestados, com a indicação aos clientes de eventuais presenças de patógenos nas análises de qualidade.

Sanidade - Os testes de sanidade em sementes têm como objetivo identificar a presença de microorganismos (fungos e bactérias) causadores de doenças. “Na análise é possível identificar as espécies de fungos e se há a presença ou não de bactéria”, explica a técnica em laboratório da Apasem, Juliana Veiga.

Solicitação - A técnica informa ainda que para solicitar o teste basta o interessado preencher um formulário com os dados da amostra que é disponibilizado via e-mail. Este documento dever ser encaminhado junto à amostra a ser analisada. Os resultados dos testes sairão em aproximadamente 15 dias.

Informações - Informações e ou dúvidas podem ser sanadas pelo telefone (42) 3224-1339 ou pelo e-mail lasppontagrossa@apasem.com.br.

Fonte: OCEPAR/ Assessoria de Imprensa da Apasem

 

Comente pelo Facebook

Proluv
Top